sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cristianismo 7- Por dentro do século I: Fariseus

Aloha, galera!!!
Hoje conversaremos sobre os fariseus que, embora tenham um nome muito parecido com o partido que estudamos anteriormente, tinham opiniões opostas.
Os fariseus separavam-se do resto do povo judeu pelo cumprimento rigoroso das numerosas regras de pureza prescritas na Torá. Eram compostos de representantes de todas as classes sociais, principalmente artesãos e comerciantes. Jesus os criticou constantemente por desprezarem a essência da Lei, enquanto davam extrema importância a suas minúcias formais. Mas sua crença na imortalidade da alma e na ressurreição do corpo parece ter influenciado a doutrina cristã.
Os fariseus, diferente dos saduceus, não foram influenciados pela filosofia e cultura helênica. Eles discordavam em pontos como:
"1ª. A questão da Ressurreição :

Os fariseus admitiam a imortalidade da alma, a existência de uma recompensa e de um castigo após a morte, assim como a ressureição dos corpos, depois de um juízo universal.
Os saduceus, pelo contrário, negavam a ressureição e a existência de uma vida eterna após a morte, afirmando que a alma perecia junto com o corpo. Nos Atos dos Apóstolos (XXIII,6) se lê que São Paulo se aproveitou dessa divergência entre saduceus e fariseus para dividir o Sinédrio que ia julgá-lo.


2ª. Os anjos:
Enquanto os fariseus acreditavam na existência dos anjos, os saduceus a negavam.


3ª. A questão do destino, (predestinação e livre- arbítrio).
Os saduceus tendiam a dar mais importância ao livre-arbítrio do que à ação de Deus, através da graça, nas ações humanas. Os fariseus, em contraposição, davam tal importância à ação da providência divina, na decisão dos atos humanos, que alguns autores os acusam de defender a idéia do destino, isto é, que as ações humanas não são livres, dependendo unicamente do querer de Deus, sem cooperação do livre-arbítrio humano.


4ª. A "Tradição dos Antigos"
Os fariseus se distanciavam dos saduceus também na valorização da chamada "Tradição dos Antigos". Eles faziam a Lei Oral suplantar em valor e respeito até a própria Lei de Deus, codificada por Moisés. Diziam eles que a Torah Oral era o mais correto e perfeito desenvolvimento e expressão da Torah escrita. Os saduceus, de seu lado, não aceitavam as tradições farisaicas que não tivessem claro e certo apoio no texto da Escritura. Como testemunha Flávio Josefo, "os fariseus impuseram ao povo muitas leis provenientes da tradição dos Antigos, que não estavam escritas na Lei de Moisés" (Flávio Josefo,Antiguidades judaicas, XIII, 10, 6 ).


5ª. Posicionamento político
O partido saduceu era principalmente sacerdotal e aristocrático, enquanto os fariseus recrutavam seus membros nas classes populares. Os saduceus sempre mantiveram um posicionamento político-religioso, enquanto os fariseus sempre foram muito mais religiosos do que políticos. É absolutamente certo que os fariseus dominaram doutrinariamente as escolas rabínicas e eram eles que determinaram as principais opções religiosas do povo judeu."


Então é isso, pessoal!!! Espero que tenham aprendido algo e gostado do post!! Todo o texto sublinhado foi retirado do site: http://www.igrejabatistadotirol.com.br/biblico/ler.asp?cod=102
Para comentar vá ao nosso fórum!! Clique aqui!!!

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2009Danilo Z.F. | by TNB