quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cristianismo 6- Por dentro do século I: Saduceus

Aloha, galera!!!

A Palestina do século I era muito conturbada e cheia de partidos e seitas. Para entender o contexto social, cultural, econômico e político da época em que Jesus viveu é necessário saber um pouco sobre cada um deles.
Primeiramente quero falar de Herodes, "O Grande", que foi nomeado rei da Judéia pelo senado imperial romano no ano 37 a.C.. Muito astuto, com o apoio de mercenários e as bênçãos de Roma, fez um grande império que se estendia da Síria ao Egito. Ficou conhecido como "o Grande" principalmente por seu programa de obras urbanísticas e arquitetônicas. Jerusalém e várias outras cidades foram "romanificadas" com grandes avenidas, palácios, anfiteatros, hipódromos, piscinas (é, cara, na época de Jesus já existiam) e jardins. E pra construir aquilo tudo ele oprimiu bastante o povo, mas no ano 4 a.C. ele morreu (e já foi tarde), deixando seu reino dividido para Arquelau, Felipe e Herodes Antipas, seus filhos, que não eram nem um pouco melhores do que o pai. Exigiram submissão política e extorquiram muito dinheiro através de seus impostos absurdos. E foi naquele momento histórico que Jesus nasceu. Existiam muitas forças politico-religiosas atuando naquele tempo, divididos em alguns partidos e seitas e são elas que estudaremos esta semana. A primeira são os:

Saduceus
Os saduceus eram os poderosos, nobres e ricos. Tinham muitas terras e faziam parte da elite sacerdotal, tendo o controle do sinédrio, o conselho supremo de Israel. Religiosamente, negavam a imortalidade da alma (¹At 23. 8; ²Mt 22. 23-33) e aceitavam apenas o texto escrito da Lei (Torá) e não suas interpretações orais. Foram os principais responsáveis pela condenação de Jesus.
Aí está o post de hoje, pensadores. Apenas peço desculpas por não ter postado ontem e por ter demorado hoje. Estou muito ocupado esta semana, mas não se preocupem, pois estarei sempre atualizando o blog!!
Para discutir este post no Fórum clique aqui!!!


¹-"Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa."-At 23. 8-Bíblia Sagrada


²-"No mesmo dia, chegaram junto dele os saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram,
Dizendo: Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, casará o seu irmão com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão.
Ora, houve entre nós sete irmãos: e o primeiro, tendo casado, morreu, e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão.
Da mesma sorte o segundo, e o terceiro, até ao sétimo;
Por fim, depois de todos, morreu também a mulher.
Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será a mulher, visto que todos a possuíram?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus;
Porque, na ressurreição, nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus, no céu.
E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo:
Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, e o Deus de Jacob? Ora Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.
E as turbas ouvindo isto, ficaram maravilhadas da sua doutrina."-Mt 22. 23-33-Bíblia Sagrada

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2009Danilo Z.F. | by TNB