sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cristianismo 12- O poder do templo


O templo de Jerusalém não era apenas um local de culto, era o centro onde se misturavam economia, política e religião em Israel. Lucrava muito com arrecadação de impostos, tendo cerca de 1 milhão de contribuintes cadastrados, dentro e fora da Palestina. Além disso, também lucrava com o sacrifício diário de animais (bois, carneiros e pombos), criados por grandes proprietários de terras ligados às famílias sacerdotais. Calcula-se que, na época de Jesus, na páscoa, foram imolados, em suas dependências mais de 250 mil cordeiros.
Para pagar pelos animais que a serem sacrificados, os fiéis eram obrigados a trocar o dinheiro corrente, altamente inflacionado, pela tetradracma tíria, uma moeda forte, cunhada na fenícia, que não sofreu nenhuma desvalorização num período de 300 anos. Os cambistas cobravam ágio de 8% pela operação e formavam uma máfia poderosa, mancomunada com a elite sacerdotal. Quando expulsou os vendedores de animais e cambistas do templo, Jesus bateu de frente com essa rede econômica. E esse confronto foi a principal causa de sua condenação.
E será que a igreja de hoje é diferente da igreja daqueles tempos?
Ou ainda continuam sendo um centro econômico, político e religioso?

2 comentários:

Maxwell Christo disse...

Será que a igreja de hoje é diferente da "igreja" daquele tempo ? Ou ainda continuam sendo um centro econômico, político e religioso ?

É só assistir televisão, ligar o rádio ou abrir as revistas de circulação nacional e ver o poder politico e economico das igrejas no Brasil e no mundo em busca de cada vez mais poder um quer ser maior que o outro e não querem mais servir uns aos outros as mensagens de hoje apontam os pontos fracos e denigrem as outras igrejas viraram grandes concorrentes umas das ostras cada uma prega o seu própio "evangelho" defendem seus própios interesses que são cada vez mais representantes politicos em todas as esferas cada vez mais horas na televisão cada vez templos maiores e mais suntuosos cada vez pedem mais sem ensinar aquilo que é a verdade que cura, transforma, liberta e dá a vida eterna e em nada tem haver com o evangelho de Cristo e sua palavra que é fiel e não mente.

Felipe Cunha disse...

Na verdade, podemos observar que existem pessoas com o coração voltado para a ganancia o que descentraza o foco real da Igreja "casa de oração". Desde ante de Cristo o famoso "joio e trigo" já se fazia pesente. nao se pode vender ou comprar um terreno no céu! Mas vemos isso até nos dias de hoje. Claro que existe isso, manipulação de Pastores em época de eleição! Nao são todos é claro! Tem igrejas por onde já passei que pareciam um Shopping Center! Sem falar da MASCARA que muitos usam ao entrar em uma congregação, porém quando saem ela sempre cai....

Postar um comentário

 

© 2009Danilo Z.F. | by TNB