quarta-feira, 8 de maio de 2013

Respeito é bom, ruim é ter que respeitar

            Diversidade é o que torna o mundo mais interessante! É o que nos faz evoluir! “Penso, logo existo” e sou único porque penso do meu jeito. É incrível como as ideias podem nos surpreender e complementar outras ideias que pessoas completamente diferentes de nós tiveram.

            Infelizmente nem todos enxergam desta forma. O que geralmente se vê são pessoas querendo impor suas ideias ao invés de expor... Assim, o que poderia ser um complemento se transforma em uma oposição, onde todos imaginam que, para estarem certos, os outros precisam estar errados. Querem ter suas opiniões respeitadas, mas não respeitam as opiniões alheias.

            Deveríamos ter mais respeito pelas ideias, todas deveriam ser ouvidas mesmo que não concordem com elas. Senão, deixamos de mudar, de aprender, de evoluir...

            De vez em quando é bem interessante ouvir um “Eu não concordo com você, mas respeito seu ponto de vista.” E de tal conversa podem surgir grandes mudanças.

"Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo."                                                                                                                VOLTAIRE

2 comentários:

Scarlet Guedes disse...

Abrir a mente para novas ideias é abrir novas oportunidades de crescimento e isso se aplica a todas áreas,a área política, científica e a área social. Abrir a mente implica rever conceitos,deixar o orgulho do "Eu tenho a razão" de lado e as vezes até aceitar o que o outro tem a dizer,atitudes como esta trazem como consequência um viver melhor e mais justo. Mas quem quer viver melhor quanto se pode ser "dono da razão"?

Léo Queiroz disse...

As pessoas que mais desrespeitam são também as que mais exigem o respeito.
Não se pode dar o que você não tem, por isso muitos desrespeitam pelo simples fato de não saberem respeitar os outros, ignorância, arrogância, pode-se escolher o adjetivo que melhor se encaixa a essas pessoas. Acho que toda ideia é bem vinda pelo fato de ser algo pra acrescentar/somar/inovar, ou seja, uma ideia é um pensamento válido e não uma certeza, uma ideia não é algo que já foi concretizado, por isso mesmo as "piores" (se é que há) podem ser levadas em consideração e dadas as circunstâncias podem ser moldadas e tratadas para se tornarem grandes feitos. Todos os que se fecharem para os outros se perderão em si mesmos.

Postar um comentário

 

© 2009Danilo Z.F. | by TNB