quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cristianismo 3- Estrutura bíblica



     A "Bíblia", que significa "Os Livros", é o livro sagrado cristão e é composto por duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. 
     Antigo Testamento (AT) - Contém os livros sagrados judeus, ou seja, as escrituras que o povo hebreu acumulou desde a época de Moisés até cerca de um século antes de Cristo. Estes livros, 39 ao todo, contêm os fatos históricos e a origem de muitos costumes e crenças judaicas.
     O idioma original do AT é o hebraico, com algumas excessões: Esdras 4.8-8.18; 7.12-26; Jeremias 10.11; Daniel 2.4-7.28, escritos em aramaico.
Por volta de 275 a.C. o AT foi traduzido para o grego em Alexandria, autorizado pelos setenta juízes ou príncipes do Sinédrio. Esta tradução é chamada Septuaginta ou Versão dos LXX. E foi esta versão que dividiu os livros por assuntos, como temos hoje: Lei, História, Poesia, Profecia.
     Lei (5 livros)- O Pentateuco, ou seja, os cinco primeiros livros. De Gênesis a Deuteronômio.
     História (12 livros)- De Josué a Ester. Divide-se em quatro períodos da história de Israel:
1)   Teocracia (Juízes);
2)     Monarquia (Saul, Davi, Salomão);
3)     Divisão do reino e cativeiro (Judá e Israel);
4)     Período pós-cativeiro.
     Poesia (5 livros)- Jô, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos.
     Profecia (17 livros)- De Isaías a Malaquias, divididos em:
1)   Profetas maiores (Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel);
2)     Profetas menores (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias).
     Assim, o Antigo Testamento foi composto por diferentes autores, de diferentes classes sociais e épocas distintas. E possui conteúdo histórico, poético, filosófico, moral e profético.
     A Bíblia católica possui alguns livros a mais do que a protestante, chamados Apócrifos. São eles: Tobias, Judite, Baruque, Eclesiástico, Sabedoria de Salomão, 1 Macabeus, 2 Macabeus e algumas adições em Daniel. Falaremos especialmente deles mais tarde.

     Novo Testamento (NT)- O Novo Testamento contém 27 livros, e pode ser dividido da seguinte forma:
1)   Biográfica (4 livros)- Mateus, Marcos, Lucas e João;
2)   História (1 livro)- Atos dos apóstolos;
3)   Doutrina (21 livros)- São as vinte e uma epístolas (cartas), de Romanos a Judas.
·        9 dirigidas à igreja (Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses e 2 Tessalonicenses).
·        4 dirigidas a indivíduos (1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemon).
·        1 dirigida aos hebreus.
·        7 são universais (Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João e Judas).
     4) Profecia- Apocalipse (Revelação de Jesus Cristo à João)

     Inicialmente a Bíblia não era dividida em capítulos e versículos. Esta divisão só ocorreu no ano 1250 , pelo Cardeal Hugo de Sancto Caro, monge dominicano. Assim, com as escrituras separadas por capítulos, poderiam cita-los em vez de citar um livro ou acontecimentos contidos no mesmo. No ano de 1551, Robert Stephen fez a divisão em versículos, publicando a primeira Bíblia, assim dividida em 1555, a Vulgata.
     Nossa, quanta informação!! Mas a compreensão deste texto é muito importante para que vocês entendam depois as ramificações e diferenças ideológicas que surgiram no cristianismo, que é o assunto mais interessante!! (hahaha)
     Façam uma visita ao fórum e digam o que acharam deste post, se fui claro, se há alguma dúvida que você tem e o que poderia melhorar no post. Ontem já começamos nossos debates e está muito interessante!! Para visitar o fórum clique aqui!!
Até amanhã, galera!!!

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2009Danilo Z.F. | by TNB