sábado, 1 de maio de 2010

Que grande modelo de sabedoria....



"Em primeiro lugar acabemos com Sócrates, porque já estou farto desta teoria de que não saber nada é um sinal de sabedoria."
                         Isaac Asimov

"Só sei que nada sei..." Frase "intrigante" proferida por Sócrates, famoso filósofo grego. Se depois de tanto pensar sobre a vida ele chegou a conclusão de que não sabia nada, eu me pergunto, o que ele ensinava aos alunos? Acredito que a falta de conhecimento nunca foi sinal de sabedoria, mas por que consideram Sócrates um sábio filósofo? 
Alguns diriam que o fato de admitir a própria ignorância o torna sábio, mas eu discordo. Imagine dois homens ignorantes, mas apenas um deles afirma não saber nada. Isso o torna melhor do que o outro?
Acredito que Sócrates teve um pensamento "meio" certo! Eu não diria que nada sei, apenas digo que não sei tudo. 

Por favor, comentem...

12 comentários:

karoline disse...

Acredito que a falta de conhecimento nunca foi sinal de sabedoria .

Marcson disse...

auhauhauhuahahauhauhauhauh - gostei do post...
tipo...concordo com oq estah escrito em ralação a simples analise sem contexto do que socrates falou. Mas ao meu ver...oq ele disse foi algo muito mais filosofico do que apenas uma expressão de naum saber nda. Evidente que esse "saber nada" de socrates é apenas uma maneira humilde de dizer que aca momento que ele obtem algum connhecimento novo...ele percebe o quanto ele aprendeu...e o quanto ele ainda tem, e/ou pode aprender. O "nada" da frase dele....é referente a infinita variedade de coisas existentes no mundo ao qual talvez se possa tomar conhecimento.

Mas super xow o post. nunk tinha pensando por esse lado.

Anônimo disse...

Só sei que nada sei... kkkk²
lol

Unknown disse...

é como o marcson falou ...a frase nao é dita por si só...vai alem disso ...o nd q o cara fala nao é simplesmente falta de conhecimento ... e sim a compreensão de q nao é possivel para um homem consiguir acumular todo o conhecimento (q foi desenvolvido em milenios)...ao meu ponto de ver é impossivel uma pessoa consiguir ter conhecimento absoluto de todas as linguas do mundo e todas as ciencias ...srsrsr...na minha ideia foi isso q ele quis dizer...a impossibilidade de um conhecimento absoluto ...só DEUS pode isso ...(Onisciência)



fui'z abraço

RafaelKrmo disse...

Háháháhá!!!! essa foi show... zoando o sacrates uia! MAS... como o marcson e a fabi disseram... ele nao disse isso como sentdo d nda...ele afirmava q pouco conhecia sobre o mundo.toda nossa vida e um misterio para nos, nao sabemos oq mais existe nesse mundo, nos nao sabemos tudo vamos aprendendo conforme vivemos mas nunk seremos bom en tudo ou " impossibilidade de um conhecimento absoluto.... só deus pode isso " (fabi)

é isso aew obrigado e nao eskecam a gorjeta do garçom xD

Unknown disse...

Eu compreendo a opinião de vocês três que fizeram os últimos comentários, mas discordo em alguns pontos. Eu digo que Sócrates é, no mínimo, um cara muito pessimista. "Só sei que nada sei."
Sócrates tentou comparar o seu próprio conhecimento com a infinidade de coisas que existem para se aprender. Com base nessa comparação ele chegou a conclusão que o que ele sabia era como nada. Conclusão realmente muito exagerada, pois todo saber tem sua função e todo conhecimento tem propósito, ajudando muito aquele que o possui. Podemos dizer que Sócrates preferiu ver o copo meio vazio.
Uma pessoa influenciada por tal pensamento pode até mesmo chegar à conclusão que o estudo não compensa, afinal, diante de tudo o que temos para aprender, tudo o que sabemos seria o mesmo que nada.

RafaelKrmo disse...

koé rapa... me contrariando assim em rede, so magro mas rigo hen....

zoera zoera... mas vamos ao comentario...

o kra e pessimista provavelmente sim, mas nao o conhecia pessoalmente...
mas com essa frase dele, " so sei q nada sei" e um caso a se penssar... ou seja, se vc nda sabe... VAI ESTUDAR KRAMBA!

stellinháà chantre disse...

kkkkk boaa!!!! por mais q agente viva sempre tem alguma coisa inedita. acho q a frase dele explica isso .. por mais q vc saiba sempre pode aprender alguma coisa.! ;D

stellinháà chantre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
♪ Não te dizer o que penso já é pensar em dizer... disse...

Good point of view ... Wisdom is a virtue and not a defect.

Vinicius disse...

Realmente intrigante, acho que quando você admite que não sabe nada, ou que não sabe alguma coisa, você se torna melhor que o que diz que sabe e que verdadeiramente não sabe!
Na minha opinião eu prefiro admitir que não sei e pedir que me ensinem do que da um de quem sabe e fazer uma grande besteira!

Fonteneli disse...

Tempão que eu não vinha aqui! ^^
Bom,
A verdade sobre o Socrátes e o contexto para que se possar entender o que ele disse:
Primeiro observações importantes sobre Sócrates
1º Ele não existiu, Sócrates não deixou nada escrito, o q existe sobre ele são relatos escritos por Platão q se diz seu aluno. No livro Paidéia de Fustel de Coullanges, célebre historiador da antiguidade, é dito q há maior dificuldade em estudar a obra de Sócrates é pesquisar sobre ele através do q foi dito por outros, tornando difícil até msm provar sua existência.
2º Sócrates não tinha alunos, considerando q ele existiu, eram apenas homens livres q dele se aproximaram por compartilhar de suas idéias.
3º Que mané pessimista! Foi mal mas ñ tem nada haver... Xenofontes amigo/aluno de Sócrates certa vez foi até o oráculo de Delfos e perguntou sobre o homem mais sábio do mundo e o oráculo lhe disse q era Sócrates. A frase de Sócrates tem muito mais haver com humildade,talvez, que com pessimismo. Ele ñ acreditava ser o homem mais sábio do mundo e saiu desafiando filósofos sofistas (importante saber o q é sofista XD) para provar não ser o homem mais sábio do mundo mas tudo o q ele encontrou foi a arrogância destes homens q usavam da retórica para dominar a política (o q pode ser considerado uma espécie de populismo primitivo).
4º A obra de Sócrates vai muiiito além do "sei q nada sei" sua maior criação ,a dialética, foi algo realmente inovador quanto a forma de pensar.E o sei q nada sei faz parte da dialética era uma forma de fazer baixar a kbça os arrogantes sofistas amantes da doxa. Além de suas concepções políticas q só intrigantes exemplo: Sócrates ñ acreditava na democracia, por saber q a massa pode ser manipulada por bons retóricos.
Bom no fim da história Sócrates q era um manô pacato interessado na busca do conhecimento verdadeiro e transcendente é condenado ao suicídio por corrupção da juventude. Dá pra acreditar?

O importante é vc entender o pq as coisas são ditas senão vc acaba estereotipando um pensamento importante como este de frase de zé ruela.¬¬ Matem o filósofo, as não suas idéias..

5
4
3
2
1
fui...

Postar um comentário

 

© 2009Danilo Z.F. | by TNB