sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cristianismo 12- O poder do templo


O templo de Jerusalém não era apenas um local de culto, era o centro onde se misturavam economia, política e religião em Israel. Lucrava muito com arrecadação de impostos, tendo cerca de 1 milhão de contribuintes cadastrados, dentro e fora da Palestina. Além disso, também lucrava com o sacrifício diário de animais (bois, carneiros e pombos), criados por grandes proprietários de terras ligados às famílias sacerdotais. Calcula-se que, na época de Jesus, na páscoa, foram imolados, em suas dependências mais de 250 mil cordeiros.
Para pagar pelos animais que a serem sacrificados, os fiéis eram obrigados a trocar o dinheiro corrente, altamente inflacionado, pela tetradracma tíria, uma moeda forte, cunhada na fenícia, que não sofreu nenhuma desvalorização num período de 300 anos. Os cambistas cobravam ágio de 8% pela operação e formavam uma máfia poderosa, mancomunada com a elite sacerdotal. Quando expulsou os vendedores de animais e cambistas do templo, Jesus bateu de frente com essa rede econômica. E esse confronto foi a principal causa de sua condenação.
E será que a igreja de hoje é diferente da igreja daqueles tempos?
Ou ainda continuam sendo um centro econômico, político e religioso?

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Dicas de He-man - Trabalhe duro

Aloha, galera!!!
Reparei que o blog está deficiente com relação às várias mídias que eu poderia estar utilizando e não estou. Então agora iremos mudar algumas coisas, para melhor, claro!!! Vamos aderir à vários recursos multimídia, sempre nos importando também com os leitores da internet discada( fiquem tranqüilos, serão arquivos leves).
Então, finalmente está aberta a sessão "Dicas de He-man", onde veremos que os desenhos de antigamente eram bem mais educativos (e engraçados) do que os de hoje...
Assistam ao vídeo e comentem!!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cristianismo 11- Quantas igrejas?

Nós acabamos de ver algumas das seitas que surgiram a partir de um mesmo texto sagrado, mas com ideais totalmente diferentes!! Já no século I o judaísmo possuía várias vertentes e, pelo que parece, a igreja cristã também se dividiu entre diversas interpretações do mesmo livro santo: a Bíblia.
Alguns pensam que a separação é a Igreja Protestante e Igreja Católica Apostólica Romana, mas a verdade é que tanto uma como a outra possui várias subdivisões. Inclusive já existem igrejas protestantes que parecem católicas e igrejas católicas que parecem protestantes. Igrejas que acreditam no poder do Espírito Santo, outras que não, igrejas que seguem um padrão de vestimenta, outras que não, igrejas que perdoam, que condenam, que libertam, que prendem, que constroem, que destroem, que se prostram diante de estátuas e outras que destroem as mesmas.
Diante de tudo isso, como saber qual é a interpretação correta das escrituras sagradas?
Eu não vou tentar lhe dar respostas, mas vamos aprender juntos sobre muitas dessas interpretações. Chegue às conclusões que você quiser chegar...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cristianismo 10- Por dentro do século I: Essênios

Aloha, galera!!
O assunto de hoje são os essênios, que foram uma das três principais seitas religiosas da Palestina(Saduceus, Fariseus e Essênios)!!
Eram compostos por sacerdotes dissidentes e leigos exilados, viviam em comunidades ultra fechadas. Foram pessoas que saíram das cidades, rumando para o deserto, às margens do Mar Morto, e vivendo lá, como as comunidades que foram descobertas nas cavernas de Qumran. Considerando-se os únicos puros de Israel, levavam uma vida comunal extremamente austera. Praticavam certos rituais como batismo e eram bons em trabalhos manuais nas lavouras.
Combatiam tanto a opressão romana quanto o poder exercido pelo Templo de Jerusalém. E propunham uma guerra santa para instaurar o "reino dos justos". Alguns acreditam que Jesus foi membro do grupo do norte que se concentrava ao redor do Monte Carmelo, como havia sido seu primo João Batista.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Cristianismo 9- Por dentro do século I: Zelotas

Aloha, galera!!
Hoje falaremos sobre os zelotas!!
Dissidentes radicais da seita dos fariseus, os zelotas eram ultranacionalistas e religiosos, resistiam de todas as formas aos dominadores pagãos. Pequenos camponeses e os pobres em geral constituíam esse grupo político-religioso, que era oprimido pelo sistema fiscal impiedoso dos romanos. Os zelotas eram totalmente contra o império romano e queriam expulsá-los pela luta armada. E, por isso, esperavam um líder, o "Messias", que pudesse levá-los à uma grande revolução contra o império, instaurando assim, um reino onde o único soberano seria Deus. Por isso, eram duramente perseguidos.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cristianismo 8- Por dentro do século I: Escribas

Escriba marrento...
Aloha, Galera!!! 
Hoje falaremos sobre os escribas!!! 
Não tinham nenhuma ligação com atividades econômicas e partidos políticos, mesmo assim, tinham enorme autoridade, por terem entre seus membros os intérpretes abalizados das escrituras. Eles possuíam forte influência no Sinédrio, nas sinagogas e nas escolas rabínicas.
Talvez você não ache grande coisa uma pessoa saber ler e escrever perfeitamente hoje em dia, mas antigamente era um privilégio de castas sacerdotais e de escribas (na verdade, hoje em dia também não é tão comum encontrar pessoas que lêem e escrevem perfeitamente). Os escribas eram quem reproduziam as escrituras sagradas e redigiam os textos históricos e ordens imperiais. Eram muito importantes. 
Infelizmente, hoje as coisas não são mais assim. Se fossem, eu seria alguém importante (risos)...

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cristianismo 7- Por dentro do século I: Fariseus

Aloha, galera!!!
Hoje conversaremos sobre os fariseus que, embora tenham um nome muito parecido com o partido que estudamos anteriormente, tinham opiniões opostas.
Os fariseus separavam-se do resto do povo judeu pelo cumprimento rigoroso das numerosas regras de pureza prescritas na Torá. Eram compostos de representantes de todas as classes sociais, principalmente artesãos e comerciantes. Jesus os criticou constantemente por desprezarem a essência da Lei, enquanto davam extrema importância a suas minúcias formais. Mas sua crença na imortalidade da alma e na ressurreição do corpo parece ter influenciado a doutrina cristã.
Os fariseus, diferente dos saduceus, não foram influenciados pela filosofia e cultura helênica. Eles discordavam em pontos como:
"1ª. A questão da Ressurreição :

Os fariseus admitiam a imortalidade da alma, a existência de uma recompensa e de um castigo após a morte, assim como a ressureição dos corpos, depois de um juízo universal.
Os saduceus, pelo contrário, negavam a ressureição e a existência de uma vida eterna após a morte, afirmando que a alma perecia junto com o corpo. Nos Atos dos Apóstolos (XXIII,6) se lê que São Paulo se aproveitou dessa divergência entre saduceus e fariseus para dividir o Sinédrio que ia julgá-lo.


2ª. Os anjos:
Enquanto os fariseus acreditavam na existência dos anjos, os saduceus a negavam.


3ª. A questão do destino, (predestinação e livre- arbítrio).
Os saduceus tendiam a dar mais importância ao livre-arbítrio do que à ação de Deus, através da graça, nas ações humanas. Os fariseus, em contraposição, davam tal importância à ação da providência divina, na decisão dos atos humanos, que alguns autores os acusam de defender a idéia do destino, isto é, que as ações humanas não são livres, dependendo unicamente do querer de Deus, sem cooperação do livre-arbítrio humano.


4ª. A "Tradição dos Antigos"
Os fariseus se distanciavam dos saduceus também na valorização da chamada "Tradição dos Antigos". Eles faziam a Lei Oral suplantar em valor e respeito até a própria Lei de Deus, codificada por Moisés. Diziam eles que a Torah Oral era o mais correto e perfeito desenvolvimento e expressão da Torah escrita. Os saduceus, de seu lado, não aceitavam as tradições farisaicas que não tivessem claro e certo apoio no texto da Escritura. Como testemunha Flávio Josefo, "os fariseus impuseram ao povo muitas leis provenientes da tradição dos Antigos, que não estavam escritas na Lei de Moisés" (Flávio Josefo,Antiguidades judaicas, XIII, 10, 6 ).


5ª. Posicionamento político
O partido saduceu era principalmente sacerdotal e aristocrático, enquanto os fariseus recrutavam seus membros nas classes populares. Os saduceus sempre mantiveram um posicionamento político-religioso, enquanto os fariseus sempre foram muito mais religiosos do que políticos. É absolutamente certo que os fariseus dominaram doutrinariamente as escolas rabínicas e eram eles que determinaram as principais opções religiosas do povo judeu."


Então é isso, pessoal!!! Espero que tenham aprendido algo e gostado do post!! Todo o texto sublinhado foi retirado do site: http://www.igrejabatistadotirol.com.br/biblico/ler.asp?cod=102
Para comentar vá ao nosso fórum!! Clique aqui!!!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cristianismo 6- Por dentro do século I: Saduceus

Aloha, galera!!!

A Palestina do século I era muito conturbada e cheia de partidos e seitas. Para entender o contexto social, cultural, econômico e político da época em que Jesus viveu é necessário saber um pouco sobre cada um deles.
Primeiramente quero falar de Herodes, "O Grande", que foi nomeado rei da Judéia pelo senado imperial romano no ano 37 a.C.. Muito astuto, com o apoio de mercenários e as bênçãos de Roma, fez um grande império que se estendia da Síria ao Egito. Ficou conhecido como "o Grande" principalmente por seu programa de obras urbanísticas e arquitetônicas. Jerusalém e várias outras cidades foram "romanificadas" com grandes avenidas, palácios, anfiteatros, hipódromos, piscinas (é, cara, na época de Jesus já existiam) e jardins. E pra construir aquilo tudo ele oprimiu bastante o povo, mas no ano 4 a.C. ele morreu (e já foi tarde), deixando seu reino dividido para Arquelau, Felipe e Herodes Antipas, seus filhos, que não eram nem um pouco melhores do que o pai. Exigiram submissão política e extorquiram muito dinheiro através de seus impostos absurdos. E foi naquele momento histórico que Jesus nasceu. Existiam muitas forças politico-religiosas atuando naquele tempo, divididos em alguns partidos e seitas e são elas que estudaremos esta semana. A primeira são os:

Saduceus
Os saduceus eram os poderosos, nobres e ricos. Tinham muitas terras e faziam parte da elite sacerdotal, tendo o controle do sinédrio, o conselho supremo de Israel. Religiosamente, negavam a imortalidade da alma (¹At 23. 8; ²Mt 22. 23-33) e aceitavam apenas o texto escrito da Lei (Torá) e não suas interpretações orais. Foram os principais responsáveis pela condenação de Jesus.
Aí está o post de hoje, pensadores. Apenas peço desculpas por não ter postado ontem e por ter demorado hoje. Estou muito ocupado esta semana, mas não se preocupem, pois estarei sempre atualizando o blog!!
Para discutir este post no Fórum clique aqui!!!


¹-"Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa."-At 23. 8-Bíblia Sagrada


²-"No mesmo dia, chegaram junto dele os saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram,
Dizendo: Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, casará o seu irmão com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão.
Ora, houve entre nós sete irmãos: e o primeiro, tendo casado, morreu, e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão.
Da mesma sorte o segundo, e o terceiro, até ao sétimo;
Por fim, depois de todos, morreu também a mulher.
Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será a mulher, visto que todos a possuíram?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus;
Porque, na ressurreição, nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus, no céu.
E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo:
Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, e o Deus de Jacob? Ora Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.
E as turbas ouvindo isto, ficaram maravilhadas da sua doutrina."-Mt 22. 23-33-Bíblia Sagrada
 

© 2009Danilo Z.F. | by TNB